domingo, 12 de julho de 2009

The Doors

Os The Doors foram uma banda de rock norte-americana dos finais da década de 60 e princípio da década de 70. O grupo era composto por Jim Morrison (vocalista), Ray Manzarek (teclista), Robby Krieger (guitarrista) e John Densmore (baterista). A banda teve influências de diferentes estilos musicais, como os blues, jazz, flamenco e a bossa nova.
Os The Doors surgiram num encontro, por acaso, entre dois estudantes da escola cinematográfica UCLA, Jim Morrison e Ray Manzarek, em Venice Beach, Califórnia em Julho de 1965. Morrison disse a Manzarek que andava a escrever letras de músicas e a pedido de Manzarek, cantou "Moonlight Drive". Impressionado pelas letras de Morrison, Manzarek sugeriu que formassem uma banda.
O teclista Ray Manzarek estava numa banda chamada Rick And The Ravens com o seu irmão Rick Manzarek, Robby Krieger e John Densmore tocavam com os The Psychedelic Rangers e conheciam Manzarek das aulas de yoga e meditação. Em agosto, Densmore juntou-se ao grupo e juntamente com os membros dos Ravens e o baixista Patty Sullivan, gravaram uma demo de seis músicas em setembro de 1965. O demo foi bastante pirateada e acabou por surgir completa mais tarde, em 1997, na colectânea dos The Doors.
Nesse mesmo mês a banda recrutou o guitarrista Robby Krieger e o alinhamento final estava formado — Morrison, Manzarek, Krieger e Densmore. A banda retirou o seu nome do título de um livro de Aldous Huxley, "The Doors of Perception", que por seu turno havia sido "emprestado" do verso de um poema do artista e poeta do século XIX, William Blake: "If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is: infinite" (Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria como realmente é: infinito).
Os The Doors não tinham uma formação comum à maioria das bandas rock porque não possuíam qualquer baixo quando actuavam ao vivo. Deste modo, Manzarek tocava as secções de baixo com a sua mão esquerda no recentemente inventado Fender Rhodes bass keyboard, uma variação do conhecido "piano eléctrico" Fender Rhodes, enquanto tocava as partes de teclado com a sua mão direita. Já nos álbuns de estúdio, os The Doors usaram diversos baixistas, tais como Jerry Scheff, Doug Lubahn, Harvey Brooks, Kerry Magness, Lonnie Mack, Larry Knechtel, Leroy Vinegar e Ray Neapolitan.
A 3 de Julho de 1971, Morrison morre em misteriosamente. O seu corpo foi encontrado na banheira do seu apartamento. Mesmo com a moret de morrison a banda continua, mas nunca mais foi a mesma coisa apesar de continuarem a ter sucesso.

Músicas como "Break on Through (To the Other Side)", "Light My Fire", "People Are Strange" ou "Riders on the Storm", contribuíram para o aumento da fama do grupo.








1 comentário:

Anónimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.